<<  Dezembro 2017  >>
 S  T  Q  Q  S  S  D 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Banco Local de Voluntariado
Bem-me-quer Mais Perto
Envelhecer com Qualidade

  Saberes em Teia

guia_cidadao_estrangeiro_banner
BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO PROMOVE 39º AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS

banco-local-voluntariadoO Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo promoveu, entre os dias 1 e 3 de março, a 39º Ação de Formação Geral de Voluntariado. Esta ação, ministrada por formadores voluntários, abordou várias temáticas, nomeadamente, o desenvolvimento, as desigualdades e assimetrias no mundo, a participação, a cidadania e o enquadramento legal do voluntariado. Esta formação possibilita aos futuros voluntários o contacto com algumas das instituições recetoras de voluntários no nosso concelho, a partilha de experiências de voluntariado, bem como a apreensão do conceito do voluntariado organizado.

O Gabinete de Atendimento à Família, a Congregação de Nª. Srª. da Caridade e o Banco Alimentar Contra a Fome foram as organizações promotoras de voluntariado convidadas a apresentar, aos doze voluntários que frequentaram a referida formação, o âmbito da sua atuação e as necessidades existentes passiveis de responder através da intervenção voluntária.

Esta foi a primeira ação de formação geral de voluntariado dinamizada no corrente ano, estando prevista a realização de mais quatro ações destinadas aos voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado.

O Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo, em implementação deste 2006, é uma estrutura concelhia que pretende promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado. Desde a sua criação já se inscreveram 1172 pessoas, sendo, atualmente, 850 as que estão disponíveis para fazer voluntariado. 

O Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo assume como missão promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, qualificar o trabalho voluntário, apoiar organizações e pessoas interessadas no voluntariado, com acompanhamento individualizado, facilitando a participação comunitária e o exercício de uma cidadania ativa, contribuindo para a coesão social e o bem-estar da população local.

 
Slideshow Image 1
logo_cm-viana
rp-cidades-saudaveis
who_logo_en