<<  Agosto 2017  >>
 S  T  Q  Q  S  S  D 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
Banco Local de Voluntariado
Bem-me-quer Mais Perto
Envelhecer com Qualidade

  Saberes em Teia

guia_cidadao_estrangeiro_banner
Perfil de Saúde
Cima

Perfil de Saúde

A adopção de estratégias concertadas que visem a promoção de comportamentos saudáveis e a aplicação dos princípios da Saúde Para Todos (SPT) a um nível local, está na origem do Projecto de Cidades Saudáveis, uma iniciativa do Gabinete Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde.

No âmbito do Projecto Cidades Saudáveis, é missão da Câmara Municipal de Viana do Castelo criar condições favoráveis ao desenvolvimento social local, concretizando projectos que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos seus habitantes, com base na participação e envolvimento dos cidadãos e na colaboração intersectorial, sustentada nos princípios da SPT.

De forma a concretizar os objectivos da missão, é fundamental a existência de um diagnóstico e a medição constante do estado de saúde da comunidade, enquanto mecanismos essenciais à detecção dos problemas e à promoção de medidas para a sua resolução. Tais mecanismos configuram o Perfil de Saúde, instrumento para uma política de saúde pública completa, sendo essencial ao planeamento de medidas a nível local. 

O Perfil de Saúde é uma descrição qualitativa e quantitativa da saúde dos cidadãos e dos factores que a influenciam (determinantes da saúde). O Perfil identifica problemas, propõe áreas para melhoramento e estimula a acção. Os Perfis incluem indicadores e outras medidas relacionadas com a saúde, analisam a informação, identificam os problemas de saúde de uma determinada comunidade e as suas potenciais soluções, servindo de base ao Plano de Desenvolvimento em Saúde.

O Gabinete Cidade Saudável, procedeu à implementação do Observatório de Saúde, em 2008.

Para o efeito, foi criada uma parceria com a Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, no sentido de se proceder à criação e à aplicação do Inquérito Municipal de Saúde (IMS) com o objectivo de recolher informação para a construção dos indicadores para o Observatório de Saúde e Perfil de Saúde a nível concelhio.

Actualmente está em discussão o Perfil de Saúde em Portugal no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2011 – 2016. A nível regional, está disponível o Perfil de Saúde da Região de Saúde do Norte, produzido pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte I.P. onde descreve o perfil de saúde relativo ao Distrito de Viana do Castelo.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho E.P.E. editou em Fevereiro de 2009 um documento relativo às estatísticas demográficas 2001 – 2007, do Distrito de Viana do Castelo e seus Concelhos.

Estratégias para a Saúde - II) Perfil de Saúde em Portugal (versão discussão).
Demografia do Distrito de Viana do Castelo e seus Concelhos.
Mostrar Número 
Slideshow Image 1
logo_cm-viana
rp-cidades-saudaveis
who_logo_en